fruteira-de-jacu - meaning and definition. What is fruteira-de-jacu
DICLIB.COM
AI-based language tools
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is fruteira-de-jacu - definition

JACÚ (BRASIL)
Penelope supercilliaris; Jacu; Jacú

fruteira-de-jacu      
s.f. -angios m.q. fruta-de-jacu ( Duranta erecta )
-gram pl.: fruteiras-de-jacu
Penelope         
Penelope é um género de aves craciformes (anteriormente galliformes), que contém quinze espécies. O grupo é encontrado na América Central e América do Sul, onde habita zonas de florestas.
jacu         
sm (tupi iakú) Ornit Nome comum a várias espécies de aves galiformes do gênero Penélope, família dos Cracídeos. Esta ave distingue-se da jacutinga, com a qual é aparentada, pela ausência de penas alongadas no alto da cabeça e pelo comprimento da cauda, maior que a asa. Voz: grasna. J.-do-norte: jacu (Penelope pileata); também chamado jacu-vermelho. J.-molambo: ave cuculiforme (Neomorphus geoffreyi)
J.-velho: o mesmo que jacupemba. J.-vermelho: o mesmo que jacu-do-norte. Em festa de jacu nambu não pia: cada um em seu lugar, em seu nível.

Wikipedia

Penelope

Penelope é um género de aves craciformes (anteriormente galliformes), que contém quinze espécies. O grupo é encontrado na América Central e América do Sul, onde habita zonas de florestas. No Brasil, recebem o nome popular de jacu ou cujá; nos Estados Unidos da América de guans, e nos países de língua espanhola, de pava. Sete espécies ocorrem no Brasil.

Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir 85 cm de comprimento. A cauda é longa e arredondada, bem como as asas. O pescoço é relativamente longo e termina numa cabeça pequena. A pele em torno dos olhos está exposta e tem uma cor azulada, na maioria das espécies. Os jacus têm um papo vermelho e saliente na zona da garganta. A plumagem é uniforme e escura, em geral preta (ou uma cor 'chumbo') e com um aspecto escamado. Este efeito é produzido pelas penas do dorso e peito, que são debruadas a branco. A generalidade dos jacus têm patas avermelhadas.